Confira como funciona o curso de construção na Eco!

Um pouco sobre quem fez =)

Fundo Professores Site Eco.png
WhatsApp Image 2021-10-11 at 17.41_edited.jpg

Aos 14 anos, Beto Araujo ganhou seu primeiro violão. A textura, a forma, o som, o cheiro da madeira envernizada provocaram sensações inexplicáveis das quais até hoje se recorda. 


Começou a estudar música e o respeito e o amor pelos instrumentos aumentavam a cada dia. Curioso, passou a fazer as manutenções e consertos de seus próprios violões e guitarras. 


Estudou com Régis Bonilha e Márcio Benedetti, na B&H Luhtieria, onde aprendeu as técnicas de construção de instrumentos acústicos e sólidos.


Trabalhou por cinco anos no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, onde se aproximou de especialistas em madeiras e pôde aprofundar seus conhecimentos sobre as madeiras brasileiras para instrumentos e seus timbres únicos.


Em 2013 montou sua própria oficina e desde então já construiu e restaurou mais de 60 instrumentos acústicos entre violões, violas, ukuleles e bandolins, além de incontáveis manutenções. 


É proprietário da Flutter Guitars, uma empresa que se propõe a construir sonhos com as mãos. Devido aos propósitos tão semelhantes, seu caminho encontrou o da Eco Guitar, onde agora é instrutor do curso de construção de acústicos.

Fundo Professores Site Eco.png
Foto Pedro Site 2022.jpg

Oi,  sou o Pedro Henrique, fundador da Eco Guitar. A Eco Guitar nasceu pensando em como transformar, de forma sustentável, madeiras brasileiras em instrumentos musicais.

 

A história da marca começou em 2014 quando decidi unir meu apreço por guitarras, minha experiência no ramo de áudio publicitário e a proposta sustentável.

 

A luthieria carrega em seu nome aquilo que a move: a matéria prima dos instrumentos vem das ruas ou de madeiras de reflorestamento e são transformadas em guitarras e baixos de características únicas e timbres singulares.

 

O diferencial da Eco Guitar perpassa todas as etapas da produção: a escolha das tábuas, o tratamento dado às peças, a instalação elétrica, a pintura, o acabamento e a regulagem. O resultado é único.  

Abaixo à ditadura das guitarras iguais!

Afinal você sempre sonhou com essa possibilidade, não é mesmo?
 
Construir a própria guitarra: shapeando o braço à mão, tupiando as cavidades do corpo, dando aquele acabamento impecável e ainda desvendando os detalhes desse instrumento pelo qual somos simplesmente apaixonados. Pois a Eco quer ver seu sonho virar realidade!

Oferecemos cursos para iniciantes no mundo da regulagem, manutenção e construção de instrumentos musicais.
São 5 encontros (com a opção de 6) em que você construirá um corpo sólido ou semi sólido do zero. A começar pelo desenho do instrumento nas madeiras, passando pela tupia e o shape, e ainda colagem, solda, instalação dos trastes e regulagem.

DETALHES SOBRE O CURSO
 


Não tenho experiência previa com trabalho em madeiras, posso fazer o curso?
 
Sim! O curso foi desenhado para iniciantes em marcenaria. E não se preocupe: o manuseio de máquinas será supervisionado e o equipamento de segurança será fornecido.


A que terei acesso durante os encontros? 
 
A todas as madeiras para o corpo, braço e escala, ferragens e peças de captação e eletrônica, além das máquinas, ferramentas, jigs e gabaritos.


Dentre quais modelos posso escolher para desenvolver ?
 
VOCÊ PODE ESCOLHER QUALQUER MODELO DE CORPO SÓLIDO E SEMI-SÓLIDO que temos na nossa biblioteca!


Mas eu consigo?

Sim, você consegue!

Que tipo de acabamento daremos no instrumento?
 
Como a pintura leva praticamente o mesmo tempo de construção, oferecemos o acabamento em óleo e cera, onde a cura acontece em apenas 24 horas. O serviço de pintura também é oferecido e terceirizado, fazemos com a Music Kolor.



Que tipos de madeira utilizamos?

Para o corpo: Tauari, Jequitibá, Cedro Rosa, Peróba de Demolição, Marupá, Freijó.
 
Para o braço: Tauari, Jequitibá, Imbuia 
 
Para a escala: Imbuia, Imbuia de demolição, Ipê de demolição, Cumarú, Cedrinho, Tauari, Marfim, Roxinho
 


E se eu não me sentir confiante em alguma fase do processo?
 
Sem problemas. Entendemos que algumas partes da construção podem intimidar na primeira tentativa. Mas um dos objetivos do curso é justamente oferecer o suporte necessário para os  primeiros passos e te deixar na linha de frente da construção do seu instrumento. Orientações e dicas fazem parte do curso, mas não tenha receios de ir além e expor qualquer dúvida que surgir. Seu instrumento agradece. :)
 

Mesmo assim, os instrumentos ficam bons?

Clique com o mouse nas flechas e dê uma conferida em nossa galeria dos alunos. Um instrumento mais bonito que o outro! Não conseguimos alimentar sempre essa galeria, mas no instagram da Eco você pode conferir o talento de nossos alunos: @ecoguitar 
 

 

Galeria dos Alunos

Separamos as Galerias por tipo de instrumento a ser construído: Telecasters, Guitarras de 7 Cordas, Guitarras com braço parafusado, Baixos E Guitarras com braço Colado

Curso Intensivo/Extensivo de Luthieria