SOBRE NÓS

Vivemos em tempos verdes. A Sustentabilidade está cada vez mais presente em nossas vidas, no mundo corporativo e nas indústrias. No comércio, certificados e selos ecológicos estampam “produtos verdes” para conquistarem o público ciente de sua responsabilidade.

A demanda mundial de madeira aumentou em 64% desde a década de 1960 e continua a subir, derrubando centenas de milhões de árvores de Norte a Sul do globo. No Brasil, quase metade da paisagem florestal já foi extinta. A madeira é uma matéria prima importante para a fabricação de instrumentos musicais. A procura chama atenção pela variedade de espécies usadas (cerca de 200), pela busca de madeiras nobres (baseada na ideia de que madeiras antigas produzem tom e profundidade superiores) e o desejo de madeiras com aspecto exótico para se obter instrumentos diferenciados.

Hoje, só nos EUA, líder na venda de guitarras acústicas e elétricas, mais de 3 milhões de itens são adquiridos anualmente. Não é de se surpreender que as madeiras favoritas dos grandes produtores tenham se tornado cada vez mais difíceis e caras de serem obtidas. Tristemente, 70 das espécies utilizadas para a fabricação de instrumentos estão agora ameaçadas de extinção, a exemplo do jacarandá e do abeto vermelho.

Por outro lado, há músicos que resistem a mudanças na forma como os seus amados instrumentos são feitos pelo medo de perder o som que os torna tão especiais.

Mas afinal, existe alguma outra maneira de desfrutarmos de nossos instrumentos sem peso na consciência?

A Eco Guitar nasceu pensando nisso e traçou como objetivo transformar, de forma sustentável, madeiras brasileiras em instrumentos musicais. A luthieria carrega em seu nome aquilo que a move: a matéria prima dos instrumentos vem das ruas ou de madeiras de reflorestamento e são transformadas em guitarras e baixos de características únicas e timbres singulares.

A história da marca começou em 2014 quando o radialista Pedro Machado decidiu unir o apreço por guitarras, a experiência no ramo de áudio e a proposta sustentável. O diferencial dessa luthieria perpassa todas as etapas da produção: a escolha das tábuas, o tratamento dado às peças, a instalação elétrica, a pintura, o acabamento e a regulagem. O resultado é único.
 
 
*Com informações de Paul Montado (News Atlas - Green guitars: A guide to eco-friendly axes)



 

Endereço:

Rua Gumercindo Fleury, 91  -  São Paulo

 

Cel- (11) 9 7694 70 27

E-mail: contato@ecoguitar.com.br

Menu rápido:

  • YouTube Black Square
  • Instagram Black Square
  • Facebook Black Square

© 2017 Eco Guitar